Editorial: Manifestações radicais pedindo o fim do racismo, da desigualdade e cobrando justiça estouram no coração do imperialismo e se alastram pelo mundo. Há esperança!
Leia aqui: https://contrapoder.net/editorial/um-sopro-de-esperanca/
Leia aqui: https://contrapoder.net/editorial/um-sopro-de-esperanca/
Contrapoder
Um sopro de esperança - Contrapoder
O vigor da rebelião popular que há três semanas desafia o establishment norte-americano representa uma importante mudança na luta de classes. Desencadeados pelo brutal assassinato
Boa noite! ✊🏾
Ao Vivo: Educação a Distância e a Universidade
📚 Dia 16 de junho, às 19h30, estaremos ao vivo debatendo a situação da educação pública brasileira, focando no ensino superior. O debate será com Pedro Arantes, pró-reitor da Unifesp, Olinda Evangelista, Prof. do PPGE-UFSC, e Wagner Romão, presidente da Adunicamp.
🎥 Você já pode acessar os links:
Youtube: https://bit.ly/aovivoeadyoutube
Facebook: https://bit.ly/aovivoeadface
📲 Esta mensagem foi encaminhada por um amigo? Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo: http://www.contrapoder.net/whatsapp
Ao Vivo: Educação a Distância e a Universidade
📚 Dia 16 de junho, às 19h30, estaremos ao vivo debatendo a situação da educação pública brasileira, focando no ensino superior. O debate será com Pedro Arantes, pró-reitor da Unifesp, Olinda Evangelista, Prof. do PPGE-UFSC, e Wagner Romão, presidente da Adunicamp.
🎥 Você já pode acessar os links:
Youtube: https://bit.ly/aovivoeadyoutube
Facebook: https://bit.ly/aovivoeadface
📲 Esta mensagem foi encaminhada por um amigo? Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo: http://www.contrapoder.net/whatsapp
YouTube
Educação a Distância e a Universidade
Debate sobre a situação da educação pública brasileira, com foco no ensino superior, com Pedro Arantes, pró-reitor da Unifesp, Olinda Evangelista, Prof. do P...
AGENDA DE DEBATES (à Esquerda)| A esquerda tem realizado uma série de debates e entrevistas desde o começo do afastamento social. Para aproveitar essa gama de atividades que tem sido travada Brasil afora, criamos a Agenda de Debates (à Esquerda), um calendário unificado para divulgar as atividades promovidas por organizações, grupos de pesquisas, mídias e coletivos.
Entre e confira!
https://www.efopvaniabambirra.com.br/agenda
Entre e confira!
https://www.efopvaniabambirra.com.br/agenda
EFOP
Agenda de Debates (à Esquerda)
Notamos que existe um número crescente de atividades ao vivo acontecendo por todo o país. Sentimos falta de algum tipo de centralização das divulgações de atividades de esquerda de modo que esses eventos possam circular por um público maior e variado de pessoas.…
Há 191 anos, onde hoje é localizado o Novo México, nasceu Goyaałé, conhecido mundialmente como Gerônimo.
Gerônimo foi um líder militar dos Apaches Chiricahua. Lutou contra mexicanos e americanos. Viu um dos maiores povos Apache ser dizimado. Quando foi preso havia apenas 38 de seu povo ao seu lado. Virou símbolo da resistência indígena estadunidense, ícone de um povo que, como muitos outros, foi destruído em nome do "progresso".
Há inúmeros filmes que contam parte de sua história. Muitos o retratam como um vilão.
Foi apresentado em feiras e exposições, como troféu. Morreu de pneumonia e foi enterrado longe de sua terra, contra seus costumes.
Hoje em Albuquerque, Novo México, terra de Gerônimo, um manifestante foi baleado por uma milícia supremacista ao tentar derrubar a estátua do genocida Juan Oñate.
Gerônimo foi um líder militar dos Apaches Chiricahua. Lutou contra mexicanos e americanos. Viu um dos maiores povos Apache ser dizimado. Quando foi preso havia apenas 38 de seu povo ao seu lado. Virou símbolo da resistência indígena estadunidense, ícone de um povo que, como muitos outros, foi destruído em nome do "progresso".
Há inúmeros filmes que contam parte de sua história. Muitos o retratam como um vilão.
Foi apresentado em feiras e exposições, como troféu. Morreu de pneumonia e foi enterrado longe de sua terra, contra seus costumes.
Hoje em Albuquerque, Novo México, terra de Gerônimo, um manifestante foi baleado por uma milícia supremacista ao tentar derrubar a estátua do genocida Juan Oñate.
Estamos ao vivo no debate Educação a Distância e a Universidade
Debate sobre a situação da educação pública brasileira, com foco no ensino superior, com Pedro Arantes, pró-reitor da Unifesp, Olinda Evangelista, Prof. do PPGE-UFSC, e Wagner Romão, presidente licenciado da Adunicamp.
Youtube: https://youtu.be/xkT_U2CJFFY
Facebook: https://www.facebook.com/ContrapoderBr/videos/2631959327052469/
Debate sobre a situação da educação pública brasileira, com foco no ensino superior, com Pedro Arantes, pró-reitor da Unifesp, Olinda Evangelista, Prof. do PPGE-UFSC, e Wagner Romão, presidente licenciado da Adunicamp.
Youtube: https://youtu.be/xkT_U2CJFFY
Facebook: https://www.facebook.com/ContrapoderBr/videos/2631959327052469/
YouTube
Educação a Distância e a Universidade
Debate sobre a situação da educação pública brasileira, com foco no ensino superior, com Pedro Arantes, pró-reitor da Unifesp, Olinda Evangelista, Prof. do PPGE-UFSC, e Wagner Romão, presidente licenciado da Adunicamp.
#Afinado15: Vítor Lopes: Rejeitados por ambos os mundos
Como é ser refugiado e LGBT? Enfrentar o racismo e a xenofobia do Ocidente e a homofobia da própria comunidade? O Afinado desta semana traz Vítor Lopes, doutorando em Antropologia Social na Universidade de Sussex, na Inglaterra, que nos conta sobre múltipla discriminação vivida por essas comunidades.
Ouça aqui:
Site: https://bit.ly/a15site
Deezer: https://bit.ly/a15deezer
Spotify: https://bit.ly/a15spotify
Soundclound: https://bit.ly/a15soundclound
Como é ser refugiado e LGBT? Enfrentar o racismo e a xenofobia do Ocidente e a homofobia da própria comunidade? O Afinado desta semana traz Vítor Lopes, doutorando em Antropologia Social na Universidade de Sussex, na Inglaterra, que nos conta sobre múltipla discriminação vivida por essas comunidades.
Ouça aqui:
Site: https://bit.ly/a15site
Deezer: https://bit.ly/a15deezer
Spotify: https://bit.ly/a15spotify
Soundclound: https://bit.ly/a15soundclound
Contrapoder
#Afinado15: Vítor Lopes: Rejeitados por ambos os mundos - Contrapoder
Como é ser refugiado e LGBT? Enfrentar o racismo e a xenofobia do Ocidente e a homofobia da própria comunidade? O Afinado desta semana traz
Nosso #TBT de hoje é sobre a luta pelo transporte público anos antes de 2013. Em 2003 surgiu um movimento espontâneo majoritariamente estudantil chamado Revolta do Buzu. Parou a cidade por 20 dias e foi um dos embriões do movimento passe livre, que se consolidou como um movimento nacional em 2005 no fórum social mundial.
#PasseLivre #MPL #Contrapoder #TransportePúblico #PovoNaRua #Salvador #RevoltadoBuzu #RevoltadaCatraca #2003 📷 Marcelo de Trói.
#PasseLivre #MPL #Contrapoder #TransportePúblico #PovoNaRua #Salvador #RevoltadoBuzu #RevoltadaCatraca #2003 📷 Marcelo de Trói.
Em 19 de Junho de 1957 nasceu Subcomandante Marcos.
Das diversas questões sobre o Subcomandante, a maior expressão de seu pensamento e política é o manifesto Zapatista que segue abaixo.
Viva a luta da libertação dos povos.
Viva a luta dos povos originários
Viva a luta contra o imperialismo e os maus governos.
"Reforma, Libertad, Justicia y Ley.
El General en Jefe del Ejército Libertador del Sur
Emiliano Zapata.
(Manifiesto zapatista en náhuatl).
Al pueblo de México:
A los pueblos y gobiernos del mundo:
Hermanos:
No morirá la flor de la palabra. Podrá morir el rostro oculto de quien la nombra hoy, pero la palabra que vino desde el fondo de la historia y de la tierra ya no podrá ser arrancada por la soberbia del poder.
Nosotros nacimos de la noche. En ella vivimos. Moriremos en ella. Pero la luz será mañana para los más, para todos aquellos que hoy lloran la noche, para quienes se niega el día, para quienes es regalo la muerte, para quienes está prohibida la vida. Para todos la luz. Para todos todo. Para nosotros el dolor y la angustia, para nosotros la alegre rebeldía, para nosotros el futuro negado, para nosotros la dignidad insurrecta. Para nosotros nada.
Nuestra lucha es por hacernos escuchar, y el mal gobierno grita soberbia y tapa con cañones sus oídos.
Nuestra lucha es por el hambre, y el mal gobierno regala plomo y papel a los estómagos de nuestros hijos.
Nuestra lucha es por un techo digno, y el mal gobierno destruye nuestra casa y nuestra historia.
Nuestra lucha es por el saber, y el mal gobierno reparte ignorancia y desprecio.
Nuestra lucha es por la tierra, y el mal gobierno ofrece cementerios.
Nuestra lucha es por un trabajo justo y digno, y el mal gobierno compra y vende cuerpos y vergüenzas.
Nuestra lucha es por la vida, y el mal gobierno oferta muerte como futuro.
Nuestra lucha es por el respeto a nuestro derecho a gobernar y gobernarnos, y el mal gobierno impone a los más la ley de los menos.
Nuestra lucha es por la libertad para el pensamiento y el caminar, y el mal gobierno pone cárceles y tumbas.
Nuestra lucha es por la justicia, y el mal gobierno se llena de criminales y asesinos.
Nuestra lucha es por la historia, y el mal gobierno propone olvido.
Nuestra lucha es por la Patria, y el mal gobierno sueña con la bandera y la lengua extranjeras.
Nuestra lucha es por la paz, y el mal gobierno anuncia guerra y destrucción.
Techo, tierra, trabajo, pan, salud, educación, independencia, democracia, libertad, justicia y paz. Estas fueron nuestras banderas en la madrugada de 1994. Estas fueron nuestras demandas en la larga noche de los 500 años. Estas son, hoy, nuestras exigencias."
O manifesto completo está aqui:
https://bit.ly/37RP3t2
Das diversas questões sobre o Subcomandante, a maior expressão de seu pensamento e política é o manifesto Zapatista que segue abaixo.
Viva a luta da libertação dos povos.
Viva a luta dos povos originários
Viva a luta contra o imperialismo e os maus governos.
"Reforma, Libertad, Justicia y Ley.
El General en Jefe del Ejército Libertador del Sur
Emiliano Zapata.
(Manifiesto zapatista en náhuatl).
Al pueblo de México:
A los pueblos y gobiernos del mundo:
Hermanos:
No morirá la flor de la palabra. Podrá morir el rostro oculto de quien la nombra hoy, pero la palabra que vino desde el fondo de la historia y de la tierra ya no podrá ser arrancada por la soberbia del poder.
Nosotros nacimos de la noche. En ella vivimos. Moriremos en ella. Pero la luz será mañana para los más, para todos aquellos que hoy lloran la noche, para quienes se niega el día, para quienes es regalo la muerte, para quienes está prohibida la vida. Para todos la luz. Para todos todo. Para nosotros el dolor y la angustia, para nosotros la alegre rebeldía, para nosotros el futuro negado, para nosotros la dignidad insurrecta. Para nosotros nada.
Nuestra lucha es por hacernos escuchar, y el mal gobierno grita soberbia y tapa con cañones sus oídos.
Nuestra lucha es por el hambre, y el mal gobierno regala plomo y papel a los estómagos de nuestros hijos.
Nuestra lucha es por un techo digno, y el mal gobierno destruye nuestra casa y nuestra historia.
Nuestra lucha es por el saber, y el mal gobierno reparte ignorancia y desprecio.
Nuestra lucha es por la tierra, y el mal gobierno ofrece cementerios.
Nuestra lucha es por un trabajo justo y digno, y el mal gobierno compra y vende cuerpos y vergüenzas.
Nuestra lucha es por la vida, y el mal gobierno oferta muerte como futuro.
Nuestra lucha es por el respeto a nuestro derecho a gobernar y gobernarnos, y el mal gobierno impone a los más la ley de los menos.
Nuestra lucha es por la libertad para el pensamiento y el caminar, y el mal gobierno pone cárceles y tumbas.
Nuestra lucha es por la justicia, y el mal gobierno se llena de criminales y asesinos.
Nuestra lucha es por la historia, y el mal gobierno propone olvido.
Nuestra lucha es por la Patria, y el mal gobierno sueña con la bandera y la lengua extranjeras.
Nuestra lucha es por la paz, y el mal gobierno anuncia guerra y destrucción.
Techo, tierra, trabajo, pan, salud, educación, independencia, democracia, libertad, justicia y paz. Estas fueron nuestras banderas en la madrugada de 1994. Estas fueron nuestras demandas en la larga noche de los 500 años. Estas son, hoy, nuestras exigencias."
O manifesto completo está aqui:
https://bit.ly/37RP3t2
enlacezapatista.ezln.org.mx
CUARTA DECLARACIÓN DE LA SELVA LACANDONA « Enlace Zapatista
Boa tarde!
Entrevistamos o economista, mestre em estudos latino-americanos pela UNAM, Diógenes Moura Breda sobre o manifesto e a reforma de Córdoba de 21 de junho de 1918. O evento, que é um dos mais importantes da história da universidade latino-americana, impulsionou um imensos processos de mudanças no ensino superior e inspirou inúmeros intelectuais e militantes de Nuestra América.
🎥 Veja a entrevista completa aqui: https://youtu.be/tRnbEFYyhLU
📕 Disponibilizamos o Manifesto de 21 de junho de 2018 aqui: https://bit.ly/m21junho
Entrevistamos o economista, mestre em estudos latino-americanos pela UNAM, Diógenes Moura Breda sobre o manifesto e a reforma de Córdoba de 21 de junho de 1918. O evento, que é um dos mais importantes da história da universidade latino-americana, impulsionou um imensos processos de mudanças no ensino superior e inspirou inúmeros intelectuais e militantes de Nuestra América.
🎥 Veja a entrevista completa aqui: https://youtu.be/tRnbEFYyhLU
📕 Disponibilizamos o Manifesto de 21 de junho de 2018 aqui: https://bit.ly/m21junho
YouTube
Entrevista: A atualidade da Reforma de Córdoba de 1918
A reforma de Córdoba de 21 de junho de 1918 foi um dos principais acontecimentos políticos do começo do século XX na América latina. Os reformistas cordobens...
Fotos do ato contra o racismo, contra o fascismo e #ForaBolsonaro de ontem em Porto Alegre.
Agora é concentrar as forças as na construção da greve dos entregadores de aplicativo que acontecerá no dia 1 de julho!
Fotos de: @favero.marco
Agora é concentrar as forças as na construção da greve dos entregadores de aplicativo que acontecerá no dia 1 de julho!
Fotos de: @favero.marco
#Editorial: As ameças de Bolsonaro vão se mostrando vazias, são simples blefes autoritários. Seu castelo que parecia sólido está ruindo. Como diria Marx: "Tudo que é sólido desmancha no ar". Bolsonaro começa a cair.
#ForaBolsonaro
https://contrapoder.net/editorial/o-comeco-do-fim/
#ForaBolsonaro
https://contrapoder.net/editorial/o-comeco-do-fim/
Contrapoder
O começo do fim - Contrapoder
Bastou a juventude indignada ir às ruas para enfrentar os golpistas reacionários e o poder judiciário deixar de prevaricar, para que as enormes vulnerabilidades políticas
#Afinado16: Lourdes Barreto: Puta e com orgulho!
No Afinado, Fernando de Oliveira conversa com Lourdes Barreto, militante histórica do movimento de prostitutas.
Eles falaram sobre a situação de quem trabalha com o sexo durante a maior crise sanitária da história recente, tendo de lidar com a falta de amparo governamental e a estigmação junto à própria esquerda. Lourdes contou ainda sua história e como é ser prostituta, militante, mãe, avó e bisavó.
Ouça aqui:
Site: https://bit.ly/a16spotify
Soundcloud: https://bit.ly/a16soundcloud
Spotify: https://bit.ly/a16spotify
Deezer: https://bit.ly/a16deezer
No Afinado, Fernando de Oliveira conversa com Lourdes Barreto, militante histórica do movimento de prostitutas.
Eles falaram sobre a situação de quem trabalha com o sexo durante a maior crise sanitária da história recente, tendo de lidar com a falta de amparo governamental e a estigmação junto à própria esquerda. Lourdes contou ainda sua história e como é ser prostituta, militante, mãe, avó e bisavó.
Ouça aqui:
Site: https://bit.ly/a16spotify
Soundcloud: https://bit.ly/a16soundcloud
Spotify: https://bit.ly/a16spotify
Deezer: https://bit.ly/a16deezer
Spotify
#Afinado16: Lourdes Barreto: Puta e com orgulho!
Listen to this episode from Afinado on Spotify. No Afinado, Fernando de Oliveira conversa com Lourdes Barreto, militante histórica do movimento de prostitutas. Eles falaram sobre a situação de quem trabalha com o sexo durante a maior crise sanitária da história…